6/10/2008

Um homem na rodoviária

Hoje fui viajar pelo simples prazer de viajar. Sentei na rodoviária e fiquei esperando meu ônibus chegar. Na minha frente um homem se senta, roupas velhas e com alguns rasgos, levemente barbudo e com cabelos compridos, um típico “mendigo”, coloca sua bolsa de colo ao lado, tira uma folha em branco, olha para os lados como se procurasse alguém conhecido, volta os olhos para a folha, respira fundo, sobe na cadeira e começa:
- Atenção! Atenção ... Bom dia a todos viajantes deste mundo. Quero ler algumas reflexões que fiz durante algumas viagens que fiz.
Voltou os olhos para a folha em branco e depois de alguns segundos recomeçou com tom evangélico:
- Na vida todos temos muitos caminhos a tomar ou a trilhar. Para ser mais exato a cada passo temos 360 opções de direções e a cada passo dado esse número cresce de forma exponencial. O tempo é rigoroso e exige uma escolha a cada instante, isto significa que a cada instante deixamos para trás 359 possíveis direções a tomar. Talvez por este motivo, alguns conscientes outros nem tanto, ficamos tristes por ver tantas possibilidades ficarem pra trás, inseguros por saber se era o caminho certo a tomar e receosos pelos obstáculos a encontrar. Por isso podemos ficar indecisos a cada passos, mas os conselhos sociais são categóricos: “Siga em frente, sempre!”, “Nunca olhe para trás!”, “Não se arrependa de suas decisões”, etc, etc...
O homem continuou com seu discurso firme e com tom profético. Eu, entanto, já não o ouvia mais. Comecei a pensar na necessidade de quebrarmos a rotina, mas para quebrá-la é necessário que primeiro tenha uma. Neste momento meu celular despertou me chamando para embarcar e seguir minha viagem sem destino.

7 comentários:

Paula Leão disse...

Interessante! Imaginei a cena e não pude pensar em Walking Life! Bjos

Anônimo disse...

Sabe que os grandes pensadores, os que tiveram as teorias mais notáveis são justamente, aqueles cuja intenção n era sair por aí dizendo que eram pessoas complexas e diferentes, gênios, e brilhantes. São pessoas que queriam simplesmente repensar as questões do mundo, construir o novo...MUDAR...PENSAR. Existe o mérito de seus pensamentos, mas, são só pessoas que PENSARAM, assim como tantas outras pessoas que pensam, falam e n são ouvidas e/ou compreendidas, e o seu " mendingo" tem voz??? Vejo que há teorias na folha de papel em branco!.
Bem e como será que foi a vida particular destes pensadores notáveis??? Acho que sabe que Bourdieu foi considerado "LOUCO", que Sartre autor da famosa obra "O ser e o nada" chorou ao ser trocado molhado de xixi- livro "A Serimônioa do Adeus" e que Nietzsche sofreu por amor só, alguns exemplos...Nada além do comum afinal, foram seres humanos e estes fatos em nada diminui a grandeza de suas obras nem a genialidade de seus pensamentos.

Muitos são lidos e utilizados para explicar uma coisa tão íntima e única como o amor. Mas como explicar pelo externo algo que só tem explicação na relação??? se eles estivessem vivos certamente diriam, n me metam nas suas histórias...eu n tenho nada a ver com isso, cuidado com as interpretações.
Querido, cada escolha uma renuncia e cada um define ao que quer renunciar, só nos cabe saber do hoje, o amahã é incerto e pleno de possibilidades...Teoria do senso comum "A dor é de quem sente e a escolha é de quem faz"
Bjos!! Diana

Anônimo disse...

Indicação de autores sociologicos que abordam este termo comumente tão mal denominado de "pós modernidade" cujo "tempo" ou melhor a não perda de..., e as questões referentes as escolhas ou a falta de...é bem discutido...começando pelo próprio Weber, Bauman, Haberman, Guiddens...
"Expandir o presente e contrair o futuro" Boaventura.
Bjos!!!

Anônimo disse...

A indicação de leitura foi só continuação do comentário
Diana

Anônimo disse...

"A Cerimônia do Adeus"

Anônimo disse...

Correção do título

Anônimo disse...

ass: Diana